segunda-feira, 3 de junho de 2013

Comemorando os 100 posts do Recinto Nerd, vamos olhar para o passado!

Senhoras e senhores, damas e vagabundos, bem-vindos a mais um post do Recinto Nerd!

Uau. Há quanto tempo eu não escrevo isso. Refrescante, para dizer o mínimo. Para melhorar, só falta minhas reticências.

...

Oh, aí estão!

Bem, é tempo de E3 novamente (caso você não saiba, seu sem-cultura, é o maior evento de jogos da atualdiade), e eu me peguei relembrando do fiasco que foi minha cobertura do ano passado. Sim, foi tão ruim que me fez aposentar o blog por alguns meses. Além disso, eu sabia que estava me aproximando do post número 100, e decidi fazer algo especial juntando essas duas coisas (Post 100 pelas minhas contas!). Logo, aqui estamos nós com uma bela historinha de como o Recinto Nerd tem batalhado e tomado porradas nestes... pera, deixa eu checar.

Hm... Primeiro post, blá blá blá...

24 DE NOVEMBRO DE 2010? Vinte e quatro? De novembro? De 2010? Tenho dois anos e meio de blog e nunca fiz nada de especial? Que tipo de redator sou que...

Não, pera. Foi tudo planejado, não? Afinal, estamos chegando agora no post 100, então decidi esperar, né? Ha ha ha ha...

Nossa mãe, apenas 100 posts em dois anos e meio. Santa vergonha, Bátima.

Enfim, vamos começar meu pequeno conto de como um blog vagabundo se tornou... um blog vagabundo. SPOILERS! Ah, e não, ESSE NÃO É UM POST PARA SUBSTITUIR O NUZLOCKE! TEREMOS UM AMANHÃ, SEUS DESALMADOS.

Bem, tudo começou quando um pequeno nerd decidiu conquistar a internet. É claro que a internet é uma montaria bastante temperamental e simplesmente atropelou o garotinho, mas ele apenas saberia disso depois. De fato, o garotinho era tão jumento que achava que você pagava por todos os blogs, e decidiu criar um no BlogGratuito, porque afinal, ele era gratuito, não?

Assim, eu comecei a postar notícias aleatórias sobre o mundo nerd. Só que eu era tão lerdão que apenas postava uma vez por dia! E esperava fazer sucesso! Com posts de 150 palavras! Pelas barbas brancas e sujas do profeta, eu nem conseguia colocar minhas expressões oriundas da década de 150! E é claro que a primeira versão do Recinto Nerd falhou miseravelmente.

Logo em seguida, descobri a existência do Blog do Hammer, um site bem batuta e camarada, que continha posts gigantes e humor ácido. Chame-me de copiador descarado, mas eu absorvi tudo! Parecia um excelente modelo para ser copiado seguido, e logo veio a versão 2.0 do Recinto Nerd, com duas vezes mais cara de pau. Para quem não se lembra, eu comecei com um top de aberturas desenhos QUE DUROU UMA ETERNIDADE INTEIRA. Sério, eu tive que pará-la no meio para apresentar meus prêmios (vergonhosos hoje em dia) de melhores de 2010.

E assim se iniciou a era de ouro do blog, com posts frequentes, grandes e... O.K, não eram frequentes. E de vez em quando, nem grandes eram. Só que ele ia caminhando. Eu fiz posts que me orgulho bastante, e outros terríveis de se ver. E os meses se passaram, às vezes tínhamos problemas, boa parte das vezes eu não fazia idéia do que postar no dia em que deveria escrever, yadda yadda yadda. 

E, como diria o poeta, "fomos indo", com posts às vezes esparsos mas todo o mês tinham pelo menos dois. O que, para um adolescente em plena faculdade difícil, é um excelente número. Ou não, visto que minhas responsabilidades hoje em dia quadruplicaram e escrevo duas vezes por semana. EU ESTAVA APRENDENDO. O problema é que chegou o fatídico mês de junho de 2012.

Para começar, eu não estava bem. Passava por uma fase complicada que não tinha exatamente explicação, mas podemos sinalizar assim. Minha vontade de escrever era cada vez mais falha, e às vezes eu chutava o pau da barraca. Cheguei a começar meu conto inaugural, as Crônicas de Ona, em março de 2012, e logo desisti pelo problema que me perseguiria no futuro: querer abocanhar mais do que conseguia. As Crônicas originalmente eram um épico de oito partes, e eu simplesmente não conseguia fazer isso funcionar. Desisti logo depois de mandar a primeira parte. Tentei chamar colaboradores, mas eles não foram exatamente produtivos. E ao mesmo tempo em que o barco começava a afundar, meus sonhos se tornavam maiores.

Eis que chegou a E3 de 2012, e decidi ir com tudo para cima dela, para finalmente tomar a internet de jeito. Preparei um cronograma especial de análises, podcasts e streamings para a situação. E adivinha? Os streamings falharam ou não tiveram público. O podcast foi completamente mal-planejado. As análises não vieram. Até mesmo uma cobertura pelo Twitter, uma forma desesperada de salvar a situação, foi terrível. Depois de todos estes erros, decidi parar. Seria o fim do Recinto Nerd?

Até mesmo tentei fazer um canal de Let's Play nesse tempo, mas nem isso deu certo. O que fariaw

NÃO CONTAVAM COM A MINHA ASTÚCIA! Eis que o Superman deu umas beijocas na Mulher-Maravilha, e meu nerd puto interior decidiu contra-atacar. O blog renascia, ainda capenga no início, mas se firmando a cada passo. Comecei a fazer posts que queria fazer, em vez de tentar angariar fama fácil. Com isso, os acessos caíram, mas me senti mais feliz e mais animado. 

Um pouco depois, o Jovem Nerd decidiu publicar contos dos fãs, e revivi as Crônicas de Ona, refazendo a história e finalmente terminado esta droga obra de arte. Fiz um post de retrospectiva, escrevi mal de Detona Ralph, tentei vender To The Moon, tentei fazer uma webcomic apenas com palavras, falei MUITO mal de Big Bang Theory... que bonito. 

Só que eu descobri o que realmente gostava de escrever. Histórias. Não que eu odiasse o esquema que havia montado, mas ele me cansava facilmente. Já contos me davam mais liberdade e capacidade de escrever duas vezes por semana.

E assim, comecei o Nuzlocke, um sonho bem antigo, e algo que realmente mudou o blog e me fez sentir completamente satisfeito. Dois posts por semana, textos grandes, só alegria. Eu tentava evitar as críticas de que não era exatamente um produto para a internet instantânea de hoje em dia, mas algo me fez mudar o esquema: a oportunidade de escrever um livro para o Jovem Nerd.

Para quem não sabe, estou tentando fazer isso neste exato momento, escrevendo uma página e meia ao dia para terminar no início de agosto. E tinha um pequeno problema nesse plano: os quatro dias necessários para fazer dois Nuzlockes por semana. Assim, compactei meu esquema de criação de histórias para dois dias, e comecei a soltar esses contos de uma vez só, escrevendo sem parar. Eles mudaram um pouco, é verdade, mas foi uma saída necessária. E, se um dia eu escrever um livro, será graças ao treinamento que faço com cada Nuzlocke.

E assim vamos. Estou trabalhando muito mais no blog do que jamais achei que conseguiria. Às vezes é meio chato não ter a quantidade de feedback que eu esperaria, mas tomei como base me agradar primeiro antes de agradar os outros. Eu ainda sinto saudades de meus posts revoltados de antigamente, e talvez um dia eles voltem. Eu não sei. Pretendo terminar o Nuzlocke e o que vier em seguida é lucro. Quem sabe o que o futuro nos aguarda, não? Se você é um leitor recorrente do blog, eu agradeço profundamente pelo seu acesso e interesse com meu trabalho. Se você não é, SEJA AGORA. E vamos que vamos, matando um leão por dia. 

Zoraman.

P.S: Para todos aqueles que esperavam uma piada final, tomem isso como recompensa. 

Sério. Não tem como rir, não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário