sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O porquê de eu odiar Big Bang Theory

Bem-vindos senhoras e senhores, a mais um post do Recinto Nerd!

E queria começar com uma pequena história de minha vida. Veja, hoje estava escolhendo minha camisa, entre várias camisas nerds...


HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA!

... O que diabos foi isso? 

...

Certo, vamos continuar. Então eu peguei minha camisa do Lanterna Verde...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

QUE PORRA É ESSA? SÓ ESTOU CITANDO QUE TENHO CAMISAS NERDS!

...

...

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA!

E é assim que começo meu post do porquê eu odeio Big Bang Theory. Se ainda não entenderam, leiam até o final. De volta à história, estava com a camisa do Lanterna Verde na minha mão, e pensei na quantidade de tempo que eu passei sem usá-la. O motivo é simples: A quantidade de pessoas que vai ver minha camisa e achar que estou usando uma camisa do Sheldon.

VÃO SE FUDER.

E isso, meus caros leitores, me fez pensar. E acho que devo uma explicação à sociedade (embora ninguém tenha perguntado minha opinião). O que me faz odiar Big Bang Theory?

Li alguns artigos, e posso falar de uma questão bastante interessante para começar meus argumentos. Veja, na maior parte dos seriados, você precisa de um personagem principal. Alguém que você se identifique, e seja seu ponto de partida para o universo apresentado à sua frente. Reveja o primeiro episódio de TBBT. Quem é o personagem principal? Os supostos "nerds"? Leonard? Sheldon? Não, camarão, é a Penny.

Penny é quem é apresentada ao mundo dos """""""""nerds""""""""". E todos os outros personagens são uma visão que ela tem sobre os babacas (chega de falar que são nerds, acredite, não faz sentido. Nerds não tem empregos de físicos nucleares e conseguem ir toda quarta-feira comprar quadrinhos). Logo, a coisa é resolvida logo de cara: Big Bang Theory não é feita para nerds. É sobre nerds. De uma forma completamente equivocada e preconceituosa, devo dizer.

Podemos observar essa questão nas próprias piadas. Shows nerds costumam aprofundar uma certa questão e fazer piada dela. TBBT faz piada da própria questão, ridicularizando-a. Colocando em panos limpos: Um show nerd de verdade vai fazer um comentário inteligente sobre a falta de lógica em Star Wars. Big Bang vai fazer a piada sobre o fato dos personagens conhecerem algo sobre Star Wars.

Não acredita? Vamos para um exemplo mais palpável. Dungeons & Dragons. A piada sobre D&D em TBBT é a seguinte: eles estão jogando Dungeons & Dragons. Um RPG! AHAHAHAHAHAHAHAHAHA.  Indo para uma série nerd de verdade (COMMUNITY, SACO, ASSITA LOGO!), há um episódio inteiro sobre D&D, onde os personagens levam a sério o que estão fazendo e abrangem diversas situações em uma partida de RPG.

Entendem onde quero chegar?

Big Bang satiriza os nerds. Não de um jeito inteligente, mas de um jeito feito para as grandes massas. E isso que me irrita com nerds gostando dessa série. Sim, eu sei que todos têm seu gosto, mas a série faz piada de você, cacete! Eles estão rindo de você, não com você! Pare de usar camisas escritas "Bazinga", é um maldito paradoxo!

Eu poderia me aprofundar, mas acho que não tenho o cacife para falar completamente de tudo. Apenas evito essa maldita série, e concentro meus esforços em outras que realmente sejam voltadas para mim, o nerd. Não que eu goste de rótulos como "verdadeiro nerd", mas há uma diferença entre nerds de verdade e posers. E esses posers idolatram Big Bang Theory. Não estou dizendo que todos que gostem são posers, mas há uma maioria. 

Então entenda, nerd piolhento e sebento: Big Bang Theory não é feita para você. Ela não gosta de você. Ela te sacaneia embaixo do seu nariz. As piadas são tão ridiculamente simples que só conseguem atingir de verdade o público normal, aquele que não escuta podcasts gringos sobre quadrinhos ou tem uma estatueta da Terra de Final Fantasy VI na mesa de trabalho. Ou aquelas que reclamam sobre a putaria nos quadrinhos, e ficam teorizando sobre o futuro de Star Wars. 

A piada não é ter um Nintendo Clássico (O que diabos é um Nintendo Clássico?). Eu nem tenho um complemento com essa frase. A "píada" do Classic Nintendo me estressou profundamente. Sheldon só fala: "Vamos jogar no meu Nintendo Clássico". E ELES RIEM. TODOS RIEM. NÃO FOI UMA PIADA.

VEJA. VEJA COMO NÃO É ENGRAÇADO SEM AS RISADAS:


E, para fingir que sou uma pessoa que escreve um blog sério, vou colocar minhas fontes para escrever esse artigo. Eu sei, sou incrível não?

http://butmyopinionisright.tumblr.com/post/31079561065/the-problem-with-the-big-bang-theory

http://ashfurrow.com/blog/2012/01/why-i-dont-watch-big-bang-theory

http://thedustinmeadows.com/post/17657880174

http://www.lasertimepodcast.com/2013/01/12/cape-crisis-38-the-superior-family/

http://www.ugo.com/tv/11-reasons-geeks-hate-the-big-bang-theory?page=3

EDIT: Essa tirinha exemplifica tudo:



11 comentários:

  1. Ew... Você tem razão, por mais que eu deteste admitir.
    Não foi criado para Nerds, só tem uma ou outra referência colocada de maneira ridicularizada para agradar a maioria.

    Mas toda série de comédia do estilo vive de ridicularizar alguma coisa, Two and a Half Man o faz com a relação familiar (como a maior parte), TBBT o faz com o universo nerd, quem gosta do estilo vai achar engraçado, independento do quê eles ridicularizem.

    Talvez o simples fato de ter algo com elementos nerds - mesmo de maneira ridicularizada - em que sua mãe, tia, amigos, colegas de escola/trabalho assiste já é um ponto positivo.

    Eu assisto a série e apesar de não ser fã de carteirinha, não acho-a tão terrível quanto pintam.
    Porém, é fato: Não é feita para o público nerd.

    ResponderExcluir
  2. Qnta bobagem..Se fosse para nerds será q apenas estes sustentariam o sucesso da série ? Não há como fazer comédia sem ridicularizar alguma coisa. Fazer piada já tem em sua essencia rotulagens e preconceitos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua definição de "Quanta bobagem". De fato, ele escreveu coisas como "posers" que não seriam necessárias em um artigo de opinião. Ele errou ao fazer esta colocação. E o que seria do azul se todos gostassem do vermelho, não?
      Quanto ao que ti escreveu sobre a comédia ser ridicularizada, tenho que discordar. O Chuck Lorre realmente tem como característica usar rótulos em séries que produz, mas isso é algo bem desnecessário, não acha?
      E tenho que discordar mais uma vez de você, quanto ao trecho "Fazer piada já tem em sua essencia rotulagens e preconceitos", porque, isso não é verdade. Pegue o inicio desse mundo da comédia (e não digo nem o inicio da comédia em séries), mas, citaremos uma das comédias mais conhecidas do mundo que é Laurel and Hardy - Gordo e Magro -, você poderia me dizer que há 'rótulos' ENTRE o Gordo e o Magro, porém... há mesmo? Não se trata apenas de dois caras que são simplesmente... "Tolinhos"? E isso não era e ainda é comédia? E isso não fazia e ainda nos faz rir? Cuidado com o que chamas de "rotulagens", e tente olhar TBBT por um outro ponto de vista.

      Desculpe, não pude deixar de notar teu comentário (muito tempo depois). Bjs.

      Excluir
    2. O "tolinho" tbm é rotulo, mas como vc n se coloca no grupo tudo bem neh? isso é hipocrisia barata de quem escreveu esse artigo e sua, TBBT eh uma das melhores séries que eu ja vi, inclusive para nerds, os nerds de TBBT sao sensiveis, amigos de vdd, enfim, sao ootimas pessoas, eh uma pena ter alguem que n gosta de ser retratado por eles, e eles ridicularizam mto mais a Penny e seus namorados, como no episodio do raio laser na lua, entao por favor, nao critiquem sem conhecer

      Excluir
    3. Eu realmente discordo de muitos "argumentos" usados por quem escreveu o artigo. Porém, eu assisti a todas as temporadas da série, e aliás, conheço o estilo de piadas que a mesma tem, concluindo que: me acho no direito de "criticar", da mesma maneira que você se acha no direito de defender. Não estou dizendo que minha opinião é a certa, e nem que sou a dona da verdade. Acho válido a maneira que você argumentou, mas... vale a pena observar a opinião alheia também né?! =)

      Excluir
  3. Concordo! Principalmente depois de ver esse vídeo sem todos aqueles "hahaha".

    ResponderExcluir
  4. posers defendo TBBT em 3,2,1..

    ResponderExcluir
  5. Essa merda é um lixo mesmo!

    Nem é porque zoa nerds não, é porque é ruim e raso mesmo.

    É uma série dos anos 70 sendo produzida nos anos 2010, só 40 anos de atraso.

    O lance é que a população de idiotas também aumentou muito.... e esses reconhecendo um ou outro traço de si mesmo na série, pasa a defendê-la como se fosse a última bolacha do pacote... São juns descerebrados mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Olha,eu acho que o autor desse artigo é meio viado,sei lá...
    Mas concordo contigo,TBBT é pura poseragem,o negócio é assistir(ou não) só pra rir das referências babacas que eles fazem.

    ResponderExcluir