sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Analisando a nova linha temporal de Zelda

Olá, pessoas! Aqui estamos com o último post do ano no Recinto Nerd. E, para comemorar mais um ano de blog, vamos tentar fazer um post melhor do que os últimos.

Que foram horríveis. 

No entanto, tentarei me esforçar nesse. E, já que esse ano comemoramos os vinte e cinco anos da série The Legend of Zelda, que tal terminarmos 2011 com um post sobre a série.

E quando eu falo post sobre a série, estou falando da timeline oficial que a Nintendo divulgou. Para aqueles que são incultos, a série Zelda sempre teve fãs hardcore. E esses fãs ficavam tentando elaborar linhas do tempo que juntavam todos os jogos da série de forma coerente e coesa. Cada fã tinha uma dessas, e o debate de qual seria a certa povoava a internet. 

Só que, de repente, a Nintendo publica o livro Hyrule Historia, que divulgou a linha do tempo oficial da empresa. Várias cabeças explodiram, já que ninguém esperava que as coisas fossem como acabaram sendo.

Antes de começar a analisar a timeline, um adendo. Eu sempre era contra a divulgação da linha temporal. Eu achava que parte da graça dos jogos Zelda era encaixá-los na linha. Uma vez eu peguei todos os jogos e formei a minha própria timeline, o que resultou em diversos erros, mas grande diversão. No entanto, ao ver o que a Nintendo divulgou, percebo que a graça ainda não acabou. Há grandes vazios entre os jogos, e ainda é divertido tentar observar as ramificações e as consequências de cada jogo.

Acabo de perceber que o parágrafo anterior é um belo suprassumo de nerdice. Enfim, vamos começar a analisar os jogos da série. E, caso se sinta perdido, aqui vai uma imagem que achei na internet que irá nos guiar pelo post.


E TEM SPOILERS, PORRA!

1 - Skyward Sword

Não há grandes surpresas nesse quesito. Desde que a história de SS foi divulgada, era claro que o jogo se passaria em uma Hyrule antiga, já que ele falaria sobre a criação da Master Sword. Além disso, os habitantes do jogo ainda não povoam Hyrule. Veja, ocorreu uma guerra, blá blá blá, todos fugiram para o céu e viveram felizes para sempre.

Até um afetado aparecer e estragar tudo. Enfim.

Além do mais, a própria princesa Zelda não é uma princesa. Afinal, não há reino. Todo o jogo se passa em uma era pré-histórica, onde passáros gigantes eram meios de transporte e os deuses eram muito mais presentes na vida das pessoas. 

Aliás, onde foram parar esses pássaros? Como eles acabaram extintos? Porra, isso facilitaria muito minha vida em Wind Waker.

2 - Minish Cap

Antes de Skyward Sword, Minish Cap era dito como o primeiro jogo da série. Eu nunca entendi isso, mas tenho alguns argumentos de fãs para embasar essa teoria.

Primeiro é que a Master Sword não aparece no jogo. Bem, eu ainda não terminei Skyward Sword, portanto não sei onde a bendita foi parar, mas Minish Cap não a utiliza em nenhuma parte. 

Segundo é sobre o vilão, Vaati. Para quem não sabe, Vaati é o vilão de Four Swords e Four Swords Adventure. Minish Cap conta sobre suas origens, portanto o jogo se passa antes dos Four Swords.

Algo importante a notar também na timeline oficial é o espaço de tempo entre Skyward Sword e Minish Cap.  O Sacred Realm foi selado (para quem não sabe, o Sacred Realm é o lugar em que a Triforce, objeto de poder supremo dado pelos deuses, foi escondida) e o reino de Hyrule se estabeleceu. 

Eu não sou um game designer (ainda), mas esse espaço de tempo parece ser bastante promissor para futuros jogos da série.

Deus, como eu quero ser um game designer de Zelda. Eu posso oferecer uma perna. Quem precisa de uma perna para ser game designer?

3 - Four Swords


Ei, é o jogo Zelda que quase ninguém jogou! Four Swords foi incluso na versão de Game Boy Advance de Link to The Past, e hoje virou um jogo grátis para 3DS.

Em termos de história... bem, não tem lá muita coisa para dizer. Eiji Aonuma, diretor de alguns jogos da série, disse em 2004 que Four Swords seria o "conto mais antigo da série".

Bem, algumas pessoas erram. Ou será que ele não faz parte do clubinho secreto da Nintendo que regula a timeline de Zelda? Pobre coitado.

Enfim, a história é sobre Vaati, blá blá blá, ainda não tem a Master Sword, e sim a Four Sword. E eu não faço a mínima idéia de como essa espada surgiu.

4 - Ocarina of Time


Ahá. Finalmente chegamos no jogo em que as coisas começam a tomar um contorno familiar. Ocarina of Time sempre foi incluso como o primeiro jogo da série antes de Minish Cap aparecer. Vários jogos citam o "herói do tempo", e é nele que realmente começam a aparecer grandes clássicos da série, como a Master Sword, Ganondorf e Karakiko Village.

Aliás, se você olhar a linha do tempo, verá que antes de OoT ocorreu uma guerra para unificar Hyrule ( o que explica a mãe de Link fugindo no início do jogo). E devo dizer, essa foi uma guerra bem bizarra. Hyrule é menor do que um condomínio, como é que essa guerra rolou? Digo, tem quatro cidades de verdade naquela terra! Não deve ter nem quinhentas pessoas morando em todo o continente! Ou foi uma briga de bar, ou um genocídio!

Enfim, o fim de Ocarina levou a grandes discussões na comunidade nerd. Se bem que, quando eu digo discussões, estou falando de gordos perebentos sentados no computador escrevendo raivosamente com os dedos engordurados de Cheetos. Voltando ao assunto, o final de Ocarina levou muita gente a acreditar que haveria duas linhas do tempo alternativas. Uma seguiria a linha temporal do Link Adulto, onde Ganondorf é derrotado e o Herói do Tempo some; enquanto a outra seguiria a linha do Link Criança, onde todo mundo fica feliz e contente.

Essa era uma teoria bastante plausível, e todos estavam conformados. No entanto, eis que a Nintendo divulga seus relatórios e secretos e inclui... UMA NOVA LINHA TEMPORAL!


Siiiim. Há uma outra variante nas contas complexas. Na verdade, Ocarina of Time dá origem a TRÊS linhas temporais (você precisa ter um nível de nerdice superior a 1,21 gigawatts para entender o poder da constatação acima).

"Mas por mil galinhas", você pergunta. "Qual é então o evento gerador que causou essa nova discrepância no contínuo espaço-tempo?"

Você morre.

...

Simples assim. O que gera essa linha do tempo é o fato de Link ser derrotado e Ganondorf tomar o mundo como uma bolinha de gude. Isso realmente me soa um pouco mórbido. A Nintendo realmente admitiu que há diversos jogos que se baseiam numa linha temporal cujo evento gerador é a morte e a derrota do protagonista do jogo com as maiores notas do planeta? Uau.

E é aqui que iremos dividir o post. Falaremos um pouco de cada linha temporal e sobre os jogos que estão nela. E que tal começarmos com a tal linha do tempo cruel e nada feliz do herói morto?

Linha A - O Herói é derrotado


A -1: Link to the Past


Aqui apenas podemos assumir coisas. Com a ascensão de Ganondorf, houve uma guerra que finalmente derrotou o maldito. Só que vaso ruim não quebra de verdade, e ele é ressuscitado em Link to The Past. Pelo que podemos assumir do prefácio do jogo, Ganon conseguiu o poder da Triforce, mas ele foi preso no Sacred Realm, onde fica o artefato. Os Sete Sábios o selaram, e tudo parecia feliz.

Só que sempre tem um babaca. O vilão Agahnim resolveu tirar Ganon do Sacred Realm, e é aí que Link entra, porrada porrada porrada, fim. Ganon é derrotado de novo, a Master Sword é usada e devolvida, e todos vivem felizes para sempre.

Até o próximo jogo.

A - 2:  Oracle of Seasons/ Oracle of Ages


Tudo bem, é aqui que eu me complico. Sempre achei que os jogos Oracle seriam de diferentes cronologias, e ficariam num tempo igual, só que em linhas do tempo diferente.

Videogames, criando problemas de física quântica desde 2001.

Vamos tentar averiguar a história. A Triforce está no castelo de Hyrule e Ganon foi derrotado. Até aqui tudo bem. Só que a cronologia tenta colocar os dois jogos na mesma época.

Hora das minhas teorias. Acho que, nesse caso, uma nova linha do tempo surgiu. Por um tempo, a linha temporal A foi dividida em duas, que voltaram a se unir no final dos jogos Oracle, onde Link pega um barquinho e viaja para longe. Eu não sei dizer o que provocou essa anomalia temporal, mas que se dane. Formule uma teoria melhor.

A - 3: Link's Awakening


Se eu soubesse que os jogos Oracle terminavam com Link viajando para longe, minha vida seria muito mais fácil. Eu sempre achei que Link's Awakening se passava depois de Majora's Mask, contando a volta de Link para casa.

Sabendo que todo o jogo se passa num sonho, não há muito a teorizar sobre o jogo, então vamos continuar.

...

Tá olhando o quê, diabos? Eu disse que tinha spoilers lá em cima.

A - 4: The Legend of Zelda


Olha, o primeiro jogo da série, colocado em uma posição completamente esquecida da linha do tempo original.

TLoZ se passa depois de alguns acontecimentos interessantes. Por exemplo, houve uma era de abuso da Triforce. É fácil imaginar o uso incontrolado de um artefato que garante PODER SUPREMO A QUALQUER UM por políticos.

Digo, olha o estrago que eles fazem sem a Triforce.

E sabe se lá como isso causou na semi-destruição de todas as áreas de Hyrule, onde as pessoas preferiam ficar em cavernas, já que afinal, é perigoso sair por aí sozinho. Tome essa espada.

...

Se não entendeu, aqui vai uma imagem para explicar melhor:



A - 5: The Adventure of Link


Yada, yada, yada, sequência direta do original, nada de mais.

PARA A PRÓXIMA LINHA DO TEMPO!

LINHA B - Link Criança - Sacred Realm protegido


B - 1: Majora's Mask


Não tem muito a discutir nesse tópico. Majora's é a continuação direta de Ocarina, onde Link sai por aí tentando achar Navi.

Acrescente umas viagens temporais, dimensionais e lunares, e terminamos o jogo sem saber onde está Navi e como Link conseguiu a Epona do Lon Lon Ranch. Digo, muito provavelmente ele roubou, mas podemos dar um desconto para alguém que salvou o mundo.

B - 2: Twilight Princess


Bem, enquanto Link estava lutando pela própria vida em Termina, Ganondorf foi julgado.

E como todo julgamento de verdade, ele foi condenado ao Twilight Realm. E acredite, se a punição nesse reino fosse assistir a todos os filmes da """"""saga""""" (as várias aspas são necessárias) crepúsculo, pode apostar que Ganondorf não iria voltar com todos os neurônios intactos.

Bem, o problema é que ele voltou alguns anos depois, e mais um Link foi lá enfiar a porrada nele. Nesse caso, o herói aproveitou e enfiou a espada no coração do Príncipe dos Ladrões.

E dizem haver algo mais relacionado à localização da Master Sword, mas eu não entendi direito, portanto vamos fingir que essa fato não ocorre.


B - 3: Four Swords Adventure


Hm. Quem diria que Four Swords Adventure, um Zelda que quase ninguém jogou devido à necessidade de possuir quatro modelos de GBA e um GameCube, teria tanta coisa na história?

Para começar, Ganondorf é reencarnado e Vaati volta dos mortos. Só que o interessante nesse caso é que Miyamoto mudou a história do jogo bem no final da produção.

Segundo alguns pedaços de texto recuperados, Four Swords Adventure se passaria nos eventos da Imprisioning War. Confuso? Bem, essa guerra acontece na Linha do Tempo A, onde Link é derrotado. Diga o que quiser, mas acho que o jogo seria muito mais irado se a guerra fosse mostrada, mas quem sou eu para discutir com Shigeru Miyamoto?


LINHA C - Link Adulto - O sumiço do herói


C - 1: Wind Waker


Bão, nessa linha temporal Ganondorf é derrotado, mas não há Link, já que o dito cujo havia voltado para sua própria linha onde ele era uma criança.

Isso resultou em um pequeno probleminha, já que Ganondorf voltou (o que não é exatamente uma novidade), e não tinha ninguém para derrotá-lo. Logo, os líderes de Hyrule decidiram que precisavam fazer alguma coisa.

Então afundaram todo o continente.

Hm. Soa um pouco drástico para mim.

Enfim, Ganondorf volta e Link derrota o tirano. Embora eu esteja realmente cansado de escrever sempre essa mesma frase, as coisas foram um pouco mais conclusivas nesse caso. Seguindo a linha temporal, você percebe que Ganondorf REALMENTE foi derrotado. Nem ele nem a Master Sword (usada para alfinetar a cabeça dele) aparecem pelo resto da Linha C.

Se bem que ele tomou uma espadada no crânio. Acho um pouco difícil se recuperar disso.


C - 2: Phantom Hourglass


Não há muita coisa a se dizer nesse caso também. Os heróis viajam para longe, provavelmente procurando uma terra que tenha um tamanho maior do que Cabo Frio, e se metem em outra enrascada.


C - 3: Spirit Tracks


Também não há muito a se dizer aqui também. O único fato digno de menção é que eles acharam outro continente para povoar, e um tal Rei Demônio Malladus reviveu.

Nunca vi mais gordo, mas acho que ele ficava um pouco na sombra quando Ganondorf e Vaati mandavam na festa.

Bem, essa foi minha análise da linha temporal de Zelda. Foram 25 anos de diversão e teorias, mas agora temos pela frente novos anos e novos jogos. A discussão sobre a cronologia da série deve continuar, já que há vários buracos por aí que só podem ser preenchidos com jogos.

Que venham os jogos.

E um feliz 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário