sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Os melhores de 2012

Bem-vindos de volta, senhoras e senhores, a mais um post do Recinto Nerd! Sentiram minha falta? Sim, eu sei que sentiram. Bem, devo dizer que a faculdade é uma vadia ciumenta, meus caros. Ela me fez dar atenção apenas a ela durante essas semanas. Só que estou a traindo nesse momento, pois tenho um post a escrever!

Vocês devem estar cansados das minhas crônicas sem fim, portanto decidi fazer algo mais normal e, ouvindo reclamações, mais curto. Então, façamos um simples melhores do ano, e, para apimentar algumas coisas, um exemplo horrível.

Sem mais delongas ou rodeios, vamos ao post!

CINEMA

5 - Batman: The Dark Knight Rises



Antes que falem alguma coisa, sim, eu gostei do Bátima. Só que não tanto quanto outras pessoas. Veja, os filmes do Nolan são conhecidos por darem uma visão mais realista do Cruzado Encapuzado. Só que o terceiro filme da trilogia nos deu uma visão mais, digamos, super-heróica de Nolan. E isso deu suas falhas. Erros de roteiro espalhados pelo cenário, incongruências e, acima de tudo, um tom mais estranho comparado aos outros filmes fizeram TDKR perder pontos.

E antes que os cuequinhas verdes fiquem putos, EU GOSTEI DO FILME. Só que não tanto quanto os outros.

E sério. Correr que nem malucos em cima de caras com armas não foi o melhor plano, né Bátima?

4 - Mercenários 2



BAM BAM BAM BAM RATATATAATATATATATA SHAKABOOOOOOOM POW PIM BAM BAM BAM BAM KABOOM NHEEEEEEE SCARAKABOOOOOM TSSS BOOM POW POW POW BAM BAM RATATATATATATATA AAAAAAARGH.

Não tem como não gostar de Mercenários 2. E eu duvido achar uma crítica mais certa do filme quanto a que eu escrevi.

Deal with it.

3 - Skyfall



Os filme de Daniel Craig como 007 conseguiram me surpreender. Quando eu era uma criança insolente, disse que não teria graça um James Bond sem Daniel Craig. Oh, como eu estava errado. Skyfall é, junto com Casino Royale, o melhor filme do novo Bond. Dessa vez, o esquema mais realista dos novos filmes parece ter tido sua última mostra em grande estilo, colocando pontos importantes da mitologia de 007 na construção da história.

No mais, foi um filme do Batman melhor que TDKR.

BURN.

2 - Vingadores



A questão com os Vingadores é que ele não se propõe a ser uma obra de arte ou algo do tipo. Ele só quer ser divertido, um filme de super-herói no nível mais primordial. E é isso que ele consegue. Não há coisas aqui que insultem sua inteligência (tipo Transformers), e há muita porradaria. De fato, a melhor cena do cinema no ano foi o pega pra capar com todos os Vingadores.

Você soltou uma pequena lágrima. Admita. Aquela cena foi feita para fãs de quadrinhos.

1 - O Hobbit



E chegamos ao melhor do ano. Eu não tinha lido Senhor dos Anéis quando os filmes saíram, então tive essa oportunidade com Bilbo Bolseiro e seu absurdo número de amigos anões.

A melhor parte do filme foi sua ligação com outras obras de Tolkien, especialmente com Silmarillion. Ver Gandalf ser chamado de Mithrandir, os Istari, tudo isso me faz ficar extremamente animado para os próximos filmes.

-1 - Prometheus



Ufa. Chegou a hora de falar mal. E puta que pariu, que filme confuso. Prometheus não dá nenhuma resposta, conclui pouquíssimos plots, tem umas viradas sem sentido, os personagens são estúpidos ao cúmulo (escolha: o biólogo medroso que brinca com uma cobra-vagina espacial ou o arqueólogo que fica triste quando descobre uma civilização alien).

Só falar desse filme me faz ficar temeroso com a futura reformulação de Blade Runner (melhor filme da história) pelo cada vez mais senil Ridley Scott.

VIDEOGAMES

5 - Hotline Miami



De todos os jogos esse ano, esse teve as músicas (originais) mais viciantes de todas. Um "stealth" (entre aspas porque eu nunca usei stealth no jogo) com gráficos pixelados e violentos, visão dos primeiros GTA's e uma história tão maluca que nem agora, com meses de meditação, consegui entender completamente. Mas algo me diz que ela é muito boa. Chame de sentido de aranha se quiser, eu gosto disso.

4 - Last Story



Pelo que eu vi dos reviews esse ano, Last Story só está na lista porque ainda não joguei Xenoblade. De qualquer jeito, é um JRPG bastante inovador em seu gênero, com mecânicas de jogabilidade combinando cover e stealth. E tem um tigre branco, por tudo que é mais sagrado. Gotta respect that. 

3 - Final Fantasy Theathrhythim



Nome difícil, jogo irado. Tealgumacoisa é o maior tributo a Final Fantasy, um jogo de ritmo onde você rabisca seu 3DS, que compila as melhores do músicas da série (o que é muita coisa) com gráficos adoráveis e bela curva de aprendizado.

Saco, disse gráficos adoráveis. Esqueçam isso por favor.


2 - Mark of The Ninja



Estou jogando esse jogo enquanto escrevo esse post. E posso dizer que foi a melhor experiência stealth que eu já tive esse ano, que dirá na minha vida. Um jogo 2D que te coloca como um ninja motherfucker que utiliza os poderes ninja de verdade. Sem essas viadices de jutsus e afins, só necessitamos de uma katanas, kunais e sombras para matar e aterrorizar.

1 - XCOM



Finalmente, o jogo do ano. Se você gosta de jogos de estratégia que te brutalizam por qualquer erro, essa é a sua musa! XCOM envolve política, manutenção de recursos, decisões em cima da hora, personagens aleatórios e morte, morte, morte. E já que sou um fã do desafio nuzlocke (como você pode ver aqui), nada melhor do que horas de gameplay seguidas de choros intermináveis porque seu personagem favorito morreu por um erro estúpido seu.

-1 - Home



Oba. Um jogo de terror pixelado por 2 reais. Oba, Lone Survivor é parecido, então deve ser bom. Bora jogar.

Cinco minutos depois.

Não entendi porra nenhuma. Nada acontece. Oh, Deus, onde me meti. O que eu tenho que fazer? O QUE EU TENHO QUE FAZER?

QUADRINHOS

5-  Wolverine and the X-Men


A premissa era horrível. Mais uma equipe com o Wolverine, provavelmente centrada no carcaju de forma a ignorar os outros membros da equipe (vide X-Men 3). Só que algo bizarro ocorreu e veja, essa foi uma das melhores coisas do ano. 

O lance aqui é o humor, jogado em baldes em cima dos membros da nova escola para mutantes, o Instituto Jean Grey. E temos de tudo: seres do futuro sendo professores e aterrorizando os alunos, ataques na escola a torto e a direto, monstros servindo como jardim, e claro, Doop, que pelo visto realiza atos sexuais com homens e mulheres.

4 - Animal Man


Indo totalmente na direção contrária, temos o Homem-Animal com suas histórias de terror. Seguindo o excelente começo em 2011, esse ano tivemos a história um pouco mais parada, embora no segundo semestre tenha dado uma acelerada. Se você quer comprar algo da Panini, procure o Homem-Animal. 

Falando nisso, estou livre para me vender fazendo jabá, se alguém se interessar.

3 - Invincible


É difícil encontrar algo melhor que Invencível no quesito super-heróis. Ao mesmo tempo uma história padrão e algo que joga conceitos novos de coisas antigas, junto com uma porradaria absurda, é melhor aproveitar enquanto não chega a edição 100.

Onde o autor diz que todo mundo morre.

E ele é o mesmo escritor de Walking Dead, onde na edição 100, bem...


Ops, spoilers.

2 - Batman



De volta à Marvel e DC, temos o Bátima! Sim, ele, o cara vestido de morcego que passou o ano apanhando de corujas e palhaços. Embora eu não considere essa nova fase do Morcego algo lendário como vejo muita gente falando, é bem acima da média, chegando ao nível de excelente no meu medidor de fodacidade de histórias em quadrinhos.

E não quero dar spoilers, sobre as últimas edições, mas...

Eu acho que o Robin morreu.

Ops.

1 - Hawkeye



Quem diria. Quem diria que o Gavião Arqueiro, um dos maiores buchas da história, conseguiu protagonizar a melhor revista de 2012? Seguindo os passos do bucha-mor, Aquaman, o membro mais inútil dos Vingadores conseguiu dar excelentes momentos esse ano. Histórias simples, com bela arte, personagens cativantes e um humor sórdido, você pode apostar em mim: compre e seja feliz. 

Então, gente, estou aceitando pagamentos pra fazer jabá. Tá ficando chato fazer isso de graça.

-1 - Prêmio honorário Liefeld



Olhe esse rostinho. Ele não vai te decepcionar, né?

Pois é. Liefeld esse ano aprontou poucas e boas. Brigou com metade dos escritores e editores, foi expulso de tudo que tinha direito e, principalmente, ainda não aprendeu a desenhar e se veste como um redneck bêbado.

Sem mais, sem menos.

Agora vou voltar a jogar Mark of the Ninja. Até 2013!

Um comentário:

  1. prometheus na verdade é um tipode origem para a série de filmes alien o oitavo passageiro, aliens o resgate, alien 3 e alien ressureição

    ResponderExcluir