sexta-feira, 6 de abril de 2012

5 erros em Mass Effect 3 que vão além do final

QUANTO TEMPO, SEUS NERDS FEDORENTOS! Saudades? Não! Então que vocês queimem no mármore ardente do...

Bem, é melhor controlar minha língua. Sinto que meu comportamento destrutivo está afastando possíveis anunciantes.

Ou é porque eu simplesmente escrevo mal...

Enfim, eu estive um bocado ocupado nas últimas semanas. A faculdade é uma mulher ciumenta que exige toda a minha atenção. Portanto, resolvi atualizar o Recinto Nerd de forma quinzenal. Deve ser algo temporário, mas não garanto quando ele vai terminar.

No entanto, vamos falar de coisa boa! Que tal Mass Effect 3?


Não se preocupem, não haverá spoilers. Quer dizer, vai ter, mas não do final. Quer dizer, vai ter um pouquinho.

...

Porra! O jogo foi lançado faz um mês! Vai se ferrar e joga logo! É um bom jogo, mesmo contando o final... e meus cinco erros que mostrarei. 

Preparado? Então vamos lá.


Erro 1: Tali


Cara, tiveram excelentes momentos de Tali em Mass Effect 3. Especialmente se você estava em um relacionamento com ela desde ME2. Vou dizer que ela é, de longe, a melhor opção se você escolher o Shepard, e não a Shepard.

Eu até aceitei o suicídio dela caso você tenha matado os Quarians. É um pouco estranho, mas ela tinha acabado de ver toda a sua espécie cair do céu. Aposto que você teria feito a mesma coisa.

O que me irritou foi o rosto dela. A velha polêmica do rosto dela. Na minha singela opinião inicial, não era nem para mostrar a face. Digo, o mistério era uma coisa que sempre fascinava os fãs de Mass Effect. Cada um tinha sua Tali, uma representação. E esse mistério nos deu fan-arts como essa:


Porra, eu queria que a Tali fosse assim! 

No entanto, a Bioware decidiu jogar pela janela tudo que era sutil em Mass Effect, e mostrou o rosto dela. Tudo bem, é o fim da trilogia e tal, certos mistérios são solucionados. Vamos ver como ficou o estrago.



Mas que porra! MAS QUE PORRA! NEM PARA MODELAR O ROSTO DELA, SEUS PREGUIÇOSOS FILHOS DA PUTA? O QUE É ISSO? Cacetubbies, eles fizeram todo um modelo da porra da funcionária da IGN, que é um personagem completamente inútil, mas para um personagem querido pelos fãs, presente desde o início da série, eles tiraram a foto de uma aleatória? PORRA!

E o pior, essa não é nem uma foto original. Veja isso aqui. É A PORRA DE UMA FOTO QUALQUER DA INTERNET! VAI! TOMAR! NO! CU!!!!!!

E o pior, ela nem faz sentido no contexto do jogo! Onde diabos Tali tirou essa foto? Que planeta ela esteve recentemente onde um belo campo verde aparece? E ainda tiraram a foto de uma mulher sexy! Tali não precisa ser sexy. É a personalidade dela que atraiu os fãs. Se eu me interessasse por uma mulher só pelas aparências, eu tinha escolhido a porra da Miranda!


Porra!

Erro 2: O início do jogo.

Eu poderia fazer um comentário, mas não seria tão perfeito como esse vídeo:




E tenha dito!

Erro 3: Shepard, cale sua boca




Nos outros jogos, você tinha todo o controle sobre Shepard. Ele fazia o que você mandava, e ai dele se tomasse uma decisão própria. Era seu jogo. Era a graça de Mass Effect, o controle absoluto sobre o personagem principal.

Então veio ME3 e deu sobre Shepard o poder da vontade própria. E ele começou a falar pra cacete. 


Digo, as suas decisões continuam lá. Só que a conversa, onde a cada três frases havia uma árvore de diálogo, foi cortada. As conversas aparecem poucas vezes agora. Shepard toma atitudes que, embora você concorde, no fundo queria que houvesse uma escolha. 

Esse tópico é um pouco curto, mas você sente como se o jogo estivesse rodando em piloto automático às vezes.

Erro 4: Os anos 90




Para quem não sabe, os anos 90 nos quadrinhos foram uma época onde o visual era o mais importante, e a história foi jogada em um saco preto para só ser aberta dez anos depois.

Mass Effect teve seus próprios anos 90... em um só jogo.

Tomemos Ashley por exemplo. Nos dois primeiros jogos, ela era uma mulher militar. Cabelo curto, preso, e ênfase em sua personalidade. 

Mas já que em ME3 toda sutileza e verossimilidade (tomara que essa palavra exista) foi aniquilada, ela ganhou cabelo comprido, uma roupinha colada com direito à saia e silicone nos seios.

Senhoras e senhores, uma perfeita desconstrução apelativa de personagem. 

Mass Effect 3 se foca muito nos visuais. E tem cenas bastante impressionantes, principalmente quando há um Reaper de dois quilômetros passeando por aí e obliterando um planeta. São coisas que valem a pena de prestar atenção.



O problema é que ele se foca quase completamente na apresentação. Como eu disse, a sutileza e inteligência da série foi colocada no canto. Guerra é guerra. Só temos tempo para diálogos estilo Gears of War. Armas gigantes, hordas de inimigos, golpes de finalização, coisas explodindo, é tudo muito EXTREME!


Erro 5: Estamos ou não ganhando a guerra?


Os Reapers são monstros que destruíram toda a vida inteligente há 50000 anos. E antes disso. E muito antes disso. Um deles quase ferrou toda a frota terrestre. UM. E de repente vem uma invasão de milhares deles e um bando de gente na Terra consegue sobreviver com... táticas de guerrilha.

Táticas de guerrilha? Sério? Que táticas você usa contra uma nave de dois quilômetros? E contra uma dezena delas? E contra o exército de monstros malditos deles?

Aliás, por quê diabos eles precisam de um exército? SÃO LULAS ROBÔS GIGANTES. Eles são um exército próprio. É só pisar no planeta! Pronto!

Cara, você mata dois Reapers no jogo. Um, pequenininho, precisou da ajuda da mãe de todos os vermes gigantes para cair. Detalhe, a mãe de todos os vermes gigantes É O BICHO MAIS GRANDE DE GIGANTE DE TODO UM PLANETA DE SERES QUE VIVEM PARA GUERRAS. Ela sobreviveu a uma explosão nuclear que dizimou 90% do planeta. E ela teve problemas inicias em derrotar um Reaper pequeno.

O outro Reaper precisou de todo o apoio da maior frota de naves da galáxia. Literalmente todas as cinquenta quinzilhões (sim, eu inventei esse número) de naves atiraram no bicho. E precisou de muita porrada para fazer ele descer.

Dito isso, como eu posso acreditar que a Aliança terrestre está ganhando em alguns setores? Que tipo de arma eles têm? Não faz sentido. Por tudo que os outros jogos mostraram, Reapers eram adversários mais fortes do que... bem, tudo. 

E de repente, uma dúzia de naves consegue derrotar uma lula gigante. É muito incerto o combate contra eles. Há toda uma construção da força do inimigo e nenhuma das forças aliadas. É um confronto de Davi e Golias. Só que imagine Golias quinze metros mais alto. E com uma arma laser no braço. Ah, e Davi não tem uma perna e é cego. É isso que Mass Effect tenta mostrar pra você. O que ele não mostra é como Davi ganhou. 

Os Batarians, uma grande força militar, foram destroçados sem direito de réplica!

Pior ainda, veja a Terra. Ela foi a cabeça de ponte do ataque Reaper nos humanos. De algum modo, depois de meses, ela ainda está em pé. Com gente. E com construções. Ela deveria ter virado poeira galática. Ou no mínimo um cemitério. Pisoteado várias vezes.

Não faz sentido. 

Agora vamos ver se o novo DLC vai salvar o final. É bom, porque os outros erros não tem salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário