quinta-feira, 26 de abril de 2012

O guia definitivo sobre a história dos Vingadores!

Olá, seus vagabundos cinéfilos! Bem-vindos a mais um post do Recinto Nerd, e hoje tem algo especial! Veja, amanhã estréia o filme dos Vingadores, e eu sei que a maior parte de vocês nunca leu nenhuma revista da equipe.

Portanto, como sou uma excelente pessoa, vou ensiná-los. Tudo o que vocês precisam saber para amanhã está escrito nessas páginas virtuais. Aqui vamos nós!

AVANTE VINGADORES!

...

Isso soou infantil, mas que se foda! AVANTE!


A Origem





Era uma vez a dupla lendária Stan Lee e Jack Kirby, moldadores do universo Marvel e querendo ambos um grupo de heróis que rivalizasse com a recém-formada Liga da Justiça, já que o Quarteto Fantástico tinha uma abordagem diferente. E era uma vez Loki. O deus de toda trapaça nórdica um dia resolveu, claro, ferrar seu irmão. Nada mais justo. Se eu tivesse todos os poderes mágicos cujo único propósito é fuder com a vida dos outros, meus parentes seriam os primeiros a sofrer.

Enfim. Loki usou dos poderes de ilusão para enganar o Hulk, que estava de bobeira por aí. Ele fez o monstro verde atacar uma... ferrovia!

HOMESSA! MAS QUE VILÃO!

Logo em seguida, o deus da trapaça fez com que Rick Jones ligasse pro Thor para pedir ajuda, para que o paquito se porrasse com o Hulk.

Hm. Eu posso não ver a complexidade desse plano, mas acho que tem jeitos mais simples de ferrar o irmão.

E parece que o destino concorda comigo, porque quem atende o telefone é o grupo formado por Homem de Ferro, Vespa e Homem-Formiga! OH! Que troça para Loki!

E é claro que o seguinte acontece: Todo mundo se porra e depois todo mundo se une para bater no Loki. Duh. 

Eis que Hank Pym, o Homem-Formiga, decide aproveitar o que pode ser sua única chance de aparecer no roster de personagens importantes da Marvel, e sugere que formem um time. A Vespa os nomeia Vingadores, embora eles não tenham vingado porra nenhuma. A não ser talvez uma ferrovia.

Só que esses Vingadores só duraram uma edição! Logo no número 2 o Homem-Formiga, provavelmente por se achar um merda, resolve se chamar de Homem-Gigante. E, em uma luta com um Fantasma do Espaço, o Hulk sai da equipe já que ninguém gostava dele! Que excelente jeito de começar a equipe!

A entrada do Capitão América



Como eu já escrevi, o Hulk ficou puto com os Vingadores e logo em seguida se uniu a Namor, o Príncipe Submarino, para bater nos Vingadores. Eis que Namor convenientemente bate com um pedaço de gelo gigante, e convenientemente esse obelisco gelado continha... o Capitão América!


Santa coincidência, Batman! Assim, o Capitão ganhou o status de membro-fundador do Hulk (que filhos da puta!) e uma nova formação foi feita.

Essa formação lutou contra vilões clássicos como Barão Zemo e seus Mestres do Terror, Conde Nefária, Kang o Conquistador e o Homem Poderoso!

Homem Poderoso!

Mais tarde ele virou o Magnum, porque ninguém aguentaria Homem Poderoso para sempre.

Uma nova leva de Vingadores




Logo na edição 16, pouco mais de um ano depois da revista estrear, a equipe se debandou. O Capitão América, que pelo visto gostou da coisa, decidiu formar uma nova equipe, dando início à tradição dos Vingadores de recrutar vilões. Eis que a Feiticeira Escarlate, o Mercúrio e o Gavião Arqueiro, todos com ficha criminal, se juntam ao Bandeiroso para bater nos vilões que ninguém conseguiria enfrentar sozinho.

Exceto o Espadachim, que é um bucha.

E o Atlas, que na época era o Power Man (não faço idéia da tradução).

Mas pera lá! Eles enfrentaram o Doutor Destino! Esse sim é um vilão de peso. Não é todo mundo que derrota ele sozinho. Exceto a Garota-Esquilo.

Não acredita? Veja comigo a cena:


Além disso, outros Vingadores clássicos se reuniram, como Hércules, o Cavaleiro Negro e a Viúva Negra. Até mesmo Hank Pym, agora o Golias (mas que problema com nomes, hein) voltou atrás junto com a Vespa.




A fase de Roy Thomas




A partir da entrada do roteirista Roy Thomas as coisas começam a ficar com cara de Vingadores clássicos. Pra começar o Pantera Negra e o sintozóide Visão se juntaram à equipe.

Logo em seguida, os Vingadores ganharam um QG, a clássica Mansão dos Vingadores, localizada em Nova York. Essa mansão foi cedida por Tony Stark, que financiava o time pela fundação Maria Stark. De brinde, eles ganharam o mordomo Jarvis e os jatos. Mas que homem generoso.

Nessa época as aventuras começaram a ficar mais épicas, tendo seu ápice na famosa Guerra Kree-Skrull, entre duas raças de alienígenas que usaram a Terra, claro, como campo de batalha. Essa saga teve ainda a presença do Capitão Marvel original, Mar-Vell.

Sim, esse é o nome dele.

Ah, e nessa época começou o enrolo entre o Visão e a Feiticeira Escarlate. Confuso porque o Visão é um robô e portanto incompatível com a mutante? VOCÊ NÃO ACREDITA NO ROMANTISMO!


A fase de Steve Engleheart



Eis que surge o roteirista Steve Engleheart, que gostou bastante da novela entre o robô e a feiticeira. Para juntar os pombinhos, ele revelou que Ultron, robô assassino, criou o Visão dos restos do Tocha Humana original. Já que ele foi criado assim, então tá de boa! Ele pode se casar!

Eu também não entendi, mas vamos pular isso.

Ah, Engleheart também adicionou o Espadachim ao elenco dos Vingadores. Mais um ex-vilão para a lista!




A fase de Jim Shooter



Jim Shooter assumiu o comando em 1977 e escreveu clássicas histórias da equipe, como A Noiva de Ultron (introduzindo Jocasta, uma robô fetichista) e a Saga de Korvac, onde um vilão onipotente reconstrói a realidade várias vezes.

Além disso, novos membros clássicos foram adicionados, como o x-man Fera, Magnum, Tigresa, Falcão, Miss Marvel e Peter Gyrich.

Quase todos os Vingadores foram utlizados por Thomas. Inclusive Hank Pym. O que nos leva a sua cena onde ele bateu na própria esposa, a Vespa. E Roy então decidiu prender o filho da mãe. MARIA DA PENHA NELE!




A fase de Roger Stern



E, claro, como toda revista, Hank Pym não podia ficar assim. Então o novo roteirista, Roger Stern, fez ele porrar TODOS OS MESTRES DO TERROR SOZINHO, fazendo assim com que, por algum truque roteirístico, ele se tornasse inocente. 

SHAZAM!

Várias histórias clássicas ocorreram nessa era, como aquela que o Visão domina todos os computadores do mundo ou aquela em que os novos Mestres do Terror invadem a Mansão dos Vingadores e enchem de porrada o Hércules até ele ficar em coma, então em seguida Zeus decide fazer os Vingadores apanharem.

Além disso, novos membros se juntaram à equipe, como Monica Rambeau, Mulher-Hulk, Tigresa, Namor, Starfox e a Harpia, esposa do Gavião Arqueiro. Ah, e eles ganharam uma nova base, a Hydrobase, que durou dois anos.

No entanto, a principal mudança foi a criação dos Vingadores da Costa Oeste, que começou com Gavião Arqueiro, Harpia, Máquina de Combate, Magnum e Tigresa. Assim, os Vingadores passaram a ter duas equipes, o que teria reflexos no futuro...


A fase de John Byrne



VISÃO BRANCO, YEAH!

Digo, caham. O famoso John Byrne, desenhista dos X-Men clássicos e mais, tomou o comando dos Maiores Heróis da Terra. Eu esqueci de avisar, mas o Visão e a Feiticeira Escarlate tiveram filhos. E eles eram ilusões vindas do INFERNO!


Também ocorreu a série "Atos de Vingança", onde Loki reuniu os principais vilões da Marvel para baterem nos heróis que eles não estavam acostumados a enfrentar. Vou dar um pouco de ênfase nos combates bizarros:

. Justiceiro contra o Doutor Destino
. Wolverine contra Tubarão-Tigre
. Demolidor contra Ultron(!!!)
. Doutor Estranho contra Duende Macabro
. Thor contra Fanático
. Vingadores contra Irmandade dos Mutantes
. Homem-Aranha contra Magneto
. Vingadores da Costa Oeste contra o Toupeira


A fase de Bob Harras



Opa. Chegamos à estrada para a escrotidão dos anos 90. Daqui a pouco chegaremos no problema principal.

De fato, a fase de Bob Harras é bastante... passável. Alguns membros novos aqui, inimigos novos ali, e os anos 90 atacando com força. A única coisa que vale é a saga Operação Tempestade Galática, que começou o conflito entre o Capitão e o Homem de Ferro que culminou (entre aspas) em Guerra Civil. Ah, e os Vingadores da Costa Oeste foram debandados. 

Mas estávamos falando de influência dos anos 90. Veja por exemplo uma vilã chamada Deathcry. Esse nome já exala o massavéio. E olha só para a filha da mãe:


E, se não me engano (e não quero fazer pesquisa), foi nessa época que a Força Tarefa estreou. Olha que tosco:


Uma equipe com Julia Carpenter não merece meu respeito.

E, claro, não podíamos deixar de falar de...


Heróis Renascem



Oh. 

Ooooh.

Sabe o que acontece quando a Marvel deixa seu universo nas mãos de Jim Lee e Rob Liefeld (ouça isso com vontade, DC)? TERROR. CAOS. E UM UNIVERSO PARALELO DE EXCREMENTO FECAL.

Eu não quero falar tanto de Heróis Renascem porque quero me aprofundar no assunto. 

Portanto, vou usar a desculpa do preguiçoso: uma imagem vale mais que mil palavras:


Ah, e foi nessa época que saiu o Capeitão América!


A fase de Kurt Busiek




Enfim, alguém tinha que dar um jeito nessa bagunça. Foi então que Kurt Busiek assumiu o comando do submarino e fez a volta dos Vingadores ao universo 616.

...

O Universo padrão da Marvel, seu inculto.

Enfim. Busiek se uniu ao lendário George Pérez e lançou uma nova série de Vingadores. Foi nessa época que eu li minha primeira história, quando foram resolver um problema de personalidade de Hank Pym.

Busiek também aproveitou e usou e abusou de vários vilões clássicos, como Ultron, Conde Nefária e Kang. Só que os Vingadores estavam perdendo a força. Assim, veio a saga chamada...


A Queda




O escritor Geoff Johns começou pegando a onda da saga de Kang de Busiek, quando os Vingadores receberam autoridade internacional da ONU. Ele adicionou uns personagens buchas e foi embora. Aí veio Chuck Austen, o Liefeld dos roteiros, que de útil só adicionou a irrelevante Coração de Leão à equipe.

Então Brian Michael Bendis pegou o timão. Do barco, caso não consiga pegar a metáfora. E ele fez com que a Feiticeira Escarlate pirasse na batatinha e aniquilasse os Vingadores, destruindo a mansão e matando o Visão, o Homem-Formiga II, e o Gavião Arqueiro. Ah, e o Thor tinha morrido/ascendido/sumido no Ragnarok. E ah segunda parte, o Homem de Ferro tinha feito um papelão bêbado na ONU. E ah parte três, o Gavião Arqueiro dormiu com a Vespa.

Por mais que eu deteste dizer, essa foi uma saga que realmente mudou as coisas. Os Vingadores se debandaram e começou uma nova fase para a equipe, onde as coisas seriam um tanto quanto novas...


Novos Vingadores



Depois da debandada dos Vingadores, Brian Michael Bendis realmente assumiu o título e resetou toda a franquia dos Vingadores. De fato, apenas dois Vingadores regulares, Capitão América e Homem de Ferro, continuaram na equipe, acompanhados por até então coadjuvantes Mulher-Aranha e Luke Cage, e, numa imensa jogada de marketing decisão criativa, Homem-Aranha e Wolverine foram inclusos.

Tudo começou quando houve uma fuga na Balsa, uma prisão de super-heróis. Convenientemente, isso foi quando a Mulher-Aranha, Luke Cage e o Demolidor estavam por perto. A bagunça foi tão grande que o Homem-Aranha, Capitão América e Homem de Ferro foram lá brincar de enfiar a porrada em supervilões. Depois disso, o Sentinela da Liberdade decidiu refazer os Vingadores, e na aventura seguinte incluíram Logan.

Também nessa época foi introduzido o Sentinela, herói poderoso, maluco e um puta deus ex machina. Ah, também teve a Ronin, mas ela apareceu em três edições, então que se dane. Até a Miss Marvel deu as caras de forma constante nas últimas edições.

Os Novos Vingadores se mudaram da Mansão para a Torre Stark, e viveram dias divertidos até o novo crossover da Marvel.




Guerra Civil e uma reformulação



Bão. Guerra Civil. Porrada de herói contra herói, vendeu milhares de cópias, Capitão América morreu, os heróis deveriam ser registrados pelo governo, Tony Stark virou diretor da S.H.I.E.L.D e foi adotada a Iniciativa dos Cinquenta Estados, onde cada estado americano deveria ter uma equipe de super-heróis patrocinada pelo governo.

Os Vingadores se dividiram. Quem era baba-ovo do governo foi formar os Poderosos Vingadores, e quem se achava o último dos moicanos continuou nos Novos Vingadores, ambas escritas por Bendis.

Foi nessa época que os Novos Vingadores passaram a ser basicamente uma equipe que fugia de todo mundo. O governo estava caçando os vigilantes, portanto a maior parte das histórias passava na casa do Doutor Estranho, onde todo mundo sentava e comia bolinho.

Os Poderosos Vingadores eram compostos originalmente por Miss Marvel, Homem de Ferro, Sentinela, Magnum, Vespa, Viúva Negra e Ares, deus da guerra.

Já os fujões Novos Vingadores eram formados por Ecko (que era a Ronin mas não sei porque diabos mudou de nome), o recém-renascido Gavião Arqueiro, Luke Cage, Doutor Estranho (mago supremo da Terra), Jessica Jones (que era esposa de Luke Cage e ficou na equipe por falta de lugar melhor pra morar), Homem-Aranha e Wolverine. A Mulher-Aranha também era parte do time, mas debandou para os Poderosos logo depois.

Você gostou dessa formação? Que se foda você, porque aí vem mais uma grande saga!

Invasão Secreta e outra reformulação




Eis que veio a Invasão Secreta, onde os Skrulls se revelaram depois de anos escondidos entre os heróis, tomando a forma de vários personagens, e em vez de matá-los enquanto estavam sozinhos, preferiram invadir a Terra num ataque frontal depois de terem maior parte de seu império dizimado na Aniquilação (que eu realmente não vou falar sobre isso agora). Ah, e a Mulher-Aranha era uma skrull. Surpresa!

Depois de rechaçarem os bichos verdes, Tony Stark foi expulso e se tornou um foragido por motivos que eu não me lembro, e Norman Osborn virou o novo rei do pedaço. Mas pera, como o Duende Verde, assassino em série e maníaco comprovado, virou o todo-poderoso dos Estados Unidos com apoio popular? Porque os escritores quiseram! E logo em seguida ele roubou as armaduras do Homem de Ferro, desmontou a S.H.I.E.L.D e montou o M.A.R.T.E.L.O, que não tem tradução. Ah, e ele formou os Vingadores Sombrios. E cada um parecia outra pessoa, mas não era. Veja: Tinha o Homem-Aranha (que na verdade era o Venom que se colou no Escorpião, não perguntem), o Wolverine (que era o filho do Wolverine, Daken), o Gavião Arqueiro (que era o Mercenário, inimigo do Demolidor), Miss Marvel (Rocha Lunar), Capitão Marvel (Noh-Varr, que era bonzinho e fugiu da equipe depois que transou com a Miss Marvel Rocha Lunar),  Patriota de Ferro (Norman Osborn), Ares(que era o Ares) e Sentinela (que era o Sentinela)

Enquanto isso, os Poderosos Vingadores se desmancharam. Ah, não, eles foram substituídos por uma outra equipe que se chamava também Poderosos Vingadores. Só que eles eram tão merdas que quase esqueci. Composta por Vespa (Hank Pym, há! Não estou brincando, ele se fantasiou de Vespa por causa da mulher, morta na Invasão Secreta. Sim, existem vespas machos, mas que se dane, soou bem estranho), Amadeus Cho (garoto inteligente e só), Hércules, Jocasta, Mercúrio, Agente Americano, Estatura e  Visãozinho (o clone do Visão),

Ah, e os Novos Vingadores continuaram fugindo. Só que agora com Capitão América (que era o Bucky), Homem-Aranha, a recém-renascida Harpia, Gavião Arqueiro, Luke Cage, Punho de Ferro, Jessica Jones, Miss Marvel, Wolverine e a verdadeira Mulher-Aranha.




O cerco, a era heróica e mais uma reformulação!



Mas eis que veio OUTRA SAGA, onde os heróis porraram os vilões em Asgard e tudo voltou ao normal. Digo, não! Agora o novo chefe do pedaço é o ressuscitado Capitão América! E para colocar todos seus amiguinhos, ele fez não uma, não duas, mas três equipes de Vingadores!

Primeiro, os Vingadores. Sem adjetivos. Compostos por Homem de Ferro, Thor, Capitão América Bucky, Wolverine, Mulher-Aranha e Homem-Aranha. Na primeira história chamaram o Protetor (Noh-Varr) e na outra história veio o maldito Hulk Vermelho, o Rulk.

Então vieram os Novos Vingadores, uma equipe comandada por Luke Cage que era, bem, uma equipe de Vingadores que fazia coisas diferentes. É. Composta por Cage, Victoria Hand (ex-aliada de Norman Osborn no M.A.R.T.E.L.O), Homem-Aranha, Wolverine, Miss Marvel, Punho de Ferro, Jessica Jones, Harpia e o Coisa! Sim, o do Quarteto Fantástico! Ah, e o Doutor Estranho também. 

Ah, e depois de fugirem de todo mundo por anos, eles agora ganharam a Mansão dos Vingadores e salário. Exceto Peter Parker, que não tinha mais a identidade revelada por causa do Mefisto (eu NÃO VOU FALAR DE ONE MORE DAY), e não podia receber os cheques. E a babá da filha do Luke Cage era a Garota-Esquilo! Não se lembra dela, que eu mencionei lá em cima? Lembra que ela derrotou o Doutor Destino? Confira comigo no replay:


E também tem os Vingadores Secretos, equipe formada por Steve Rogers para... ser secreta. Tinha o próprio Steve, sua namorada Sharon Carter, o Fera, Nova, Máquina de Combate, Viúva Negra, Cavaleiro da Lua, Valquíria e o novo Homem-Formiga. E logo na primeira história, como de praxe, o Nova vazou e foi substituído pelo Mestre do Kung-Fu, Shang-Chi.


Hoje



Hoje, nas portas de Vingadores vs X-Men, o mais novo crossover que vai mudar tudo que você já viu na vida de novo e novamente, as equipes de Vingadores se estabelecem assim:

Vingadores: Capitão América (Steve Rogers), Maria Hill (que vai aparecer no filme, ela é uma agente da S.H.I.E.L.D que já foi diretora da organização quando Nick Fury fugiu e... longa história), Gavião Arqueiro (agora com uniforme de homem), Homem de Ferro, Protetor, Daisy Johnson (ex-agente da S.H.I.E.L.D que produz terremotos), Hulk Vermelho, Mulher-Aranha, Tempestade (sim, a dos X-Men) e o recém-reconstruído Visão.

Novos Vingadores: Luke Cage, Demolidor, Doutor Estranho, Punho de Ferro, Harpia, Miss Marvel, Homem-Aranha, Coisa e Wolverine.

Vingadores Secretos:  Capitão América (Steve Rogers) , Gavião Arqueiro, Sharon Carter, Homem-Formiga, Fera, Viúva Negra, Capitão Britânia, Homem-Gigante, Tocha Humana (não o do Quarteto, o original da Segunda Guerra. Longa história), Valquíria, Venom e Máquina de Combate.

E também há uma nova revista, chamada Avengers Assemble, onde existe uma outra equipe de Vingadores que segue a do filme.

Isso é, até o próximo grande evento mudar tudo e blá blá blá. 


Os Supremos



Se você quer agradecer a alguma revista pelo filme dos Vingadores, agradeça aos Supremos. Uma versão dos Vingadores para o Universo Ultimate, que fez com que os heróis da Marvel fossem criados no século XXI.

Para começar, o Nick Fury de lá é o negro, que parece o Samuel L. Jackson, enquanto que o do universo 616 é a cara do David Rasselroff. A SHIELD tem uma participação na criação da equipe, e eles são militares.

Essa foi uma série de moderado sucesso, que firmou o universo Marvel no cinema. As coisas ficaram mais fáceis de adaptar e ficaram mais críveis. Não que eu me importe, mas parece importante para o público burro geral.

Ah, e os vilões do filme são os Chitauri, os skrulls do universo Ultimate. Ou, se quiser o nome técnico, Universo 1610. Para os íntimos.

E agora acabamos. Décadas de história apresentadas de forma majestosa pelas minhas incríveis habilidades de escritor. Assim, vá ver Os Vingadores informado. E faça que nem um nerd maluco, grite ao entrar no cinema: AVANTE, VINGADORES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário