segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma análise sobre a polêmica sexual do novo UDC.

Falem, pessoas! Adivinhem só! Hoje é o dia de escrever um post curto tentando parecer inteligente! Santa aquerupita, Batman!

Bem, como vocês devem saber ( e se não souberem, são mulas mancas), o universo DC sofreu um recauchute de grandes proporções e se transformou em um novo universo DC. E é óbvio que iam rolar putarias e polêmicas acerca de personagens reformulados! No entanto, duas mulheres fictícias ficaram no topo das discussões dos nerds pelo mundo inteiro: Estelar e Mulher-Gato.

Comecemos com a Mulher-Gato.


Logo na capa você percebe algo de errado. Temos Selina Kyle com um decote gigantesco, posando para o leitor como se fosse uma coelhinha da playboy. Há algo de errado nisso? Analisando superficialmente, pouca coisa, afinal capas são feitas para chamar a atenção do público. No entanto, é um ponto negativo a se acumular com os outros, principalmente quando a primeira página é essa:


Na primeira página, temos a visão da heroína com uma lingerie vermelha, presente em todos os quatro quadros da página, mas não temos sequer a visão do rosto dela! Considerando que essa primeira página deveria (considerando que é a primeira edição da revista) apresentar a Mulher-Gato para os leitores, vimos que a apresentação se resume a peitos. 

Cara, um personagem de HQ deveria se apresentar por uma personalidade forte e condizente ao leitor. Sequer vimos o rosto de Selina, quanto mais um esboço de atitude. O que vimos foi uma tentativa de vender a personagem para nerds punheteiros, um objeto sexual. Por isso que a capa piora ao abrir a revista. Logo se vê a intenção da DC de vender a revista como uma coleção de fotos sexy, e a história está ali para pura encheção de linguiça.

Que frase solta.

Mas você acha que é só isso? Quem dera, pois ao chegar no final da revista...


Mas que putaria é essa?


MAS QUE PUTARIA É ESSA? 

Quer dizer, agora a revista da Mulher-Gato virou uma espécie de fanfic nojenta? Caralhos, há o sexo explícito no último quadrinho!

Agora, sexo nos quadrinhos é algo ruim? É bastante dependente do contexto. Há cenas de sexo que simbolizam algo, não essa palhaçada sem sentido e motivação nenhuma entre Batman e Selina.

Agora vamos para a Estelar.


Acho que as pin-ups não acabaram...

Mas não temam, Há algo pior do que mostrar o corpo da Estelar sem motivos aparentes! Veja:


ELA VIROU UMA PUTA!


Qual é o motivo, DC? Qual o motivo de tornar a Estelar uma vagabunda que trepa com qualquer um que pareça estar respirando? Qual o motivo de deturpar a garota dos Titãs que pregava por amor porque a raça dela não escondia sentimentos? Qual o motivo de trocar amor por sexo banal? Qual o motivo de colocar uma pinta de puta na Estelar? Qual o motivo de ferrar com crianças que gostavam do personagem pelo desenho dos Novos Titãs? Qual o motivo de fazer ela conversar com essa pose:


Digo, há algo de errado em colocar uma personagem sexy? Não, não há. No entanto, tirar toda a personalidade dela e transformá-la literalmente em uma máquina sexual é de dar nos nervos. 

É esse o problema da sexualização dos quadrinhos hoje e sempre. Uma personagem bonita não incomoda ninguém e nenhum grupo. No entanto, é altamente irritante, e devo mencionar novamente, usar uma personagem apenas para os fins de entreter a mão de nerds ou para provocar polêmicas baratas como: "OH MEU DEUS O BATMAN TÁ TRANSANDO COM A MULHER-GATO! COMPREM MINHA REVISTA E COLOCAREMOS LINGERIE VERMELHA!".

Quadrinhos deveriam ser para todos. E essas revistas não são para todos, apenas para o público masculino babaca, porque os mais espertos buscam algo mais nos quadrinhos. Buscam algo para se identificar, algo para se inspirar.

Não vagabundas. Existe a internet para isso.


Um comentário:

  1. Não dava pra descrever melhor a estrelar que sacanagem, emfim vc poderia postar algo sobre Nuzlocke é tão bom :3

    ResponderExcluir