domingo, 2 de setembro de 2012

Um ano depois: Os 10 piores do Reboot da DC

Quanto tempo, senhoras, senhores, gatos, seres da profundeza, robôs e hienas. Estamos aqui para mais um post do Recinto Nerd!

E não, eu não sei se isso realmente é uma volta ou se eu decidi as coisas. Eu só sentia muito a necessidade de escrever sobre isso.

Com os recados da paróquia fora do caminho, vamos ao post em si.


1 ano atrás, veio uma coisa bem grande na indústria de quadrinhos. Todo o universo DC foi recomeçado, com 52 novas revistas contando novas aventuras sobre novos super-heróis que por acaso eram os mesmos que você cresceu lendo. A questão é: valeu a pena?

MAS É ÓBVIO QUE NÃO, CARALHEOS!

O.K, por partes. Por mais que eu tenha gostado de algumas revistas (Animal Man, Batman do Snyder, Homem do Pântano, Liga da Justiça Dark e, pasmem, Aquaman), eu tenho alguns problemas com o novo UDC. 10 grandes problemas, para falar a verdade. E aqui vão eles:

10- Isso:



Certo, vamos começar com a coisa me que motivou a fazer esse post. O relacionamento entre Superman e Mulher-Maravilha.

PORRA DC, VOCÊ NÃO FAZ PESQUISA SOBRE SEUS PRÓPRIOS PERSONAGENS, SEUS ENERGÚMENOS DOENTES?

Superman tinha uma esposa, que todo mundo conhece como Lois Lane. O que muita gente não percebia era que ela tinha uma das funções mais importantes de todos os tempos: ancorar o Homem de Aço à humanidade.

Pensem comigo. Todas as histórias em que o Escoteirão e a Mulher-Maravilha ficam juntos, ele fica longe da humanidade. Diabos, pensem em Reino do Amanhã! Quando Lois morreu, o Superman ficou ausente por anos, voltando apenas para instalar uma milícia super-heróica que quase nunca se comunicava com os cidadãos comuns! E ele estava de rolo com a Mulher-Maravilha na época!

Logo, essa foi a prova definitiva de que essa idéia é uma ideía de jegue que não tem nada melhor para pensar.

9 - O que é feminismo?



Tem certas coisas que eu não entendo. A DC parecia estar afirmando que a era de super-exploração do corpo feminino nos quadrinhos estava no fim, de que igualdade entre os sexos era a nova moda, que o decote da Poderosa era um abuso, blá blá blá.

Aí vem a Estelar puta e a Mulher-Gato contorcionista.

Sério, qual é o sentido? Não há nem muito o que comentar nesse caso, porque simplesmente não há explicações racionais razoáveis. Exceto a bagunça editorial, mas falaremos disso depois.

8 - Deturpação de conceitos



Tem vários casos assim no novo UDC, mas vamos nos focar na Sociedade da Justiça.

Eu tinha comprado as três primeiras edições da SJA crente de que ia ler finalmente um pouco de ação super-heróica que eu estava acostumado. Mas alguma coisa parecia errado. E faz uns dias que eu finalmente descobri o que era.

Os membros da Sociedade estão começando agora. Eles são todos novinhos criados à base de leite com pêra. MAS O PROPÓSITO DA SOCIEDADE NÃO ERA ESSE, POURRA! A equipe era sobre gerações de heróis mais velhos ensinando aos outros. Sobre heróis assumindo o manto de outros. Sobre os peitos da Poderosa, e nem isso temos mais!

Agora, a SJA virou mais uma equipe super-heróica qualquer. Não há o que tinha de diferente nela. Perdeu-se a geração de ouro e entrou a equipe de várzea, moleque. Tá tudo errado nessa porra.

7 - Oráculo



Era uma vez a Batgirl. Ela era uma menina ruiva, inteligente e serelepe que corria por aí batendo em bandidos. Aí veio o Coringa e meteu uma bala na coluna dela, tornando-a cadeirante para sempre. Foi uma reviravolta bastante eficaz do senhor Alan Moore. Assim como mostrava que os super-heróis também eram pessoas que podiam passar por isso, gerando uma identificação maior com o público, ainda deu origem à Oráculo, um dos maiores personagens da DC, muito maior que a Batgirl, que combatia o crime usando o intelecto em vez de socos.

Então veio o Reboot. Foda-se tudo isso, vamos fazer Barbara Gordon uma combatente serelepe de novo.

QUAL É O SEU PROBLEMA, DC?

Vocês tinham acertado. A Oráculo era melhor do que qualquer Batgirl. Diabos, ela até foi parte da Liga da Justiça, tendo contatos com todos os maiores super-heróis da Terra. E vocês jogam isso no lixo?

Desculpa, não faz sentido. Vocês se livram de um dos maiores personagens com deficiências físicas para voltar a ser uma Robin com roupa diferente? Sério? Sério mesmo? Ah, vá à merda!

6 - Personagens esquecidos



Vamos apenas colocar uma lista. Agora, me diga sinceramente se algum desses personagens merecia ter ficado de fora do universo em troca de, sei lá, da Fairchild, do Bandoleiro ou da equipe que o Liefeld criou para o Exterminador.

Wally West. Ted Kord. Renee Montoya. Ray Palmer (não, a versão dele atual não conta mesmo), os Kents (novamente, vá à merda, DC), Ravena, Donna Troy, Ralph e Sue Dibny, Stephanie Brown.

5 - Nada vale mais porra nenhuma



Muitas pessoas reclamam desse tópico, de que o que nós lemos continua existindo em nossos corações, blá blá blá.

Não, sinto muito, mas não. A DC apagou praticamente 70 anos de histórias para fazer esse reboot. Pior, ainda escolheu algumas histórias, falando que valiam enquanto outras não, o que piorou ainda mais a confusão. Como A Noite Mais Densa ocorreu se a maior parte dos personagens ali não tinha morrido ou mesmo existido?

Enfim, não é isso que quero comentar nesse tópico. É apenas uma constatação de que, sem as histórias que nós lemos, não conhecemos esses personagens. 

Sério. Pense, segundo a DC, o novo universo tem 5 anos com atuações de heróis. Você sabe o que a Mulher Maravilha fez nesse tempo? E o Flash? Diabos, o que o Superman fez nesses 5 anos? Ninguém sabe! Ninguém sabe se eventos que ocorreram para definir a personalidade dos heróis realmente aconteceram, se tal personagem já encontrou outro, seus relacionamentos, nada! Apenas nos disseram que muita coisa aconteceu, e você vai descobrir no caminho.

Sinto muito, DC, mas não. Há um motivo para termos comprados tantas revistas no passado, e foi para conhecer os heróis que nós acompanhávamos. Havia uma felicidade em conhecer o passado dele, no que aconteceu para eles se tornarem o que eram. Agora temos pessoas que se parecem muito com o que conhecíamos, mas não são e nunca serão. São outras pessoas que não conhecemos, mas que supostamente deveríamos.

Novamente bato numa tecla que já disse várias vezes: se fosse pra recomeçar, recomeçava direito. Do zero. Ou podiam fazer que nem o Universo Marvel fez com a linha Ultimate. Como disse Alex Ross: a Marvel não obrigou ninguém a ler novas histórias de seus heróis. Ela nos deu duas opções. Qualquer coisa seria melhor do que ignorar-sem-ignorar-mas-talvez-só-um-pouquinho as histórias antigas.

4 - Matar, matar, matar



Ei, se lembra do Superman e seu discurso de que toda vida é sagrada e deveria ser tratada como tal, e essa é uma diferença entre os heróis e vilões?

Pois é, esqueça isso, agora o Homem de Aço desmembra seres alienígenas com um pneu de carro! O Aquaman passa metade de um ano falando que vai matar seu inimigo, mesmo dizendo que eles apenas matavam caso não houvesse outra solução.

Na boa, vai se enrabar com um taco de beisebol. Os heróis não matam! Essa é uma das leis fundamentais sobre histórias mainstream! Há exceções, claro, mas elas deveriam ser exceções, e não a regra! Cacete, o Lanterna Verde explodiu a cabeça de um alien na primeira edição dele! PORRA! PORRA! PORRA! TÁ TUDO ERRADO NESSA MERDA, CARALHO! TÁ TUDO ERRADO QUANDO A LIGA DA JUSTIÇA COMBATE UMA INVASÃO ALIEN ESQUARTEJANDO SEM NEM PERGUNTAR NADA ANTES!

3 - Uniformes, oh, os uniformes



Houve um tempo em que os uniformes da DC eram simples, minimalistas e tinham um charme que nada na Marvel conseguia bater. Diabos, o principal herói da Marvel, o Homem-Aranha, tem um uniforme lotado de teias e bagunça.

Aí decidiram que os heróis deveriam ter joelheiras, protetores de queixo, placas de armadura e muitas, muitas linhas. Homem de Aço? Acho que não, rapaz, é melhor você botar esses protetores antes de sair pra batalha.

Ei, Flash, e se você cair? Tudo bem que você vai se esfarelar em pedaços tropeçando na velocidade da luz, mas ei, tome esse protetor de queixo, isso deve te ajudar.

Ciborgue, meu amigo. Tome esses espinhos, e cuidado na hora de acertar alguém.

Demônio Azul!


...

Clube sadomasô, aqui vamos nós!

2 - EXTREME!



Sei que estou roubando, colocando um conjunto de quase todos os tópicos anteriores como um só. Só que esse é o meu post, então são minhas regras inventadas.

Uns belos 95% do que a DC fez remete aos anos 90. Vamos citar os três piores na minha opinião:

Lanternas Vermelhos: Uma revista dedicada puramente à violência, com personagens tão tridimensionais quanto um pedaço de papel. Soa EXTREME o suficiente para você?

A volta dos desenhistas e escritores daquela linda geração. Rob Liefeld, Scott Lobdell, Howard Mackie, Fabian Nicieza, Tom deFalco, a turma toda. Quanta saudade, não?

A revista do Exterminador. Por Rob Liefeld. Sério, ela deveria ser plastificada e guardada para gerações futuras. Nunca vi tanta merda em um só lugar.

Para terminar, tudo que parece estar acontecendo é maneiro, radical, violento, sangrento, sacana, erótico, em suma, noventista. Agora só faltam os protetores de ombro, bolsos e aquelas almofadas na cara que o Shatterstar usava.

1 - Mas que bagunça, Bátima!



É muito triste quando você tem que concordar com Rob Liefeld, mas a DC está uma bagunça editorial absurda.

Pra começar, o reboot em si. Obviamente foi uma ação mandada pelos chefões da Warner que pouco se importam com porra nenhuma exceto a mufunfa que ganham vendendo revistas. Grant Morrison era contra, então a DC deu a ele duas revistas para ele poder fazer o que quiser nelas.

Pra quem leu Action Comics, você consegue perceber onde Morrison queria fazer algo e foi impedido pelo editorial da DC. E isso deve ter deixado ele puto além da conta, pois ele parece ter desistido de histórias de super-heróis. Pelo menos isso fez Liefeld abandonar o barco também.

Há também o caso de George Pérez, que provavelmente foi totalmente contra o reboot, mas teve que engolir o sapo e trabalhar em Superman. Ou não, porque ele saiu da revista chutando o balde, revelando que os editores mudam de idéia sempre, obrigando os artistas e desenhistas a se dobrar para mudar tudo.

E não se esqueçam da transformação do Superman no Harry Potter. Sim, eu sei que não faz sentido colocar isso aqui, mas precisava falar disso porque essa situação me deixa muito puto!

Podemos ver isso sem nem mesmo se aprofundar em entrevistas. Diabos, Static Shock foi cancelado em uma bagunça, Stormwatch e Arqueiro Verde trocam de equipe todo mês. É triste ver tudo isso acontecendo, ainda mais sem ver luz no fim do túnel.

Portanto, agora é ver o que vai dar. Com roteiristas saindo em um ritmo alarmante, só nos resta rezar que alguém dentro da DC ponha a casa em ordem. Mesmo que continue com o reboot, pelo menos faça direito.

Agora vamos ver se essa Marvel NOW! é tão ruim quanto.

Um comentário:

  1. Poxa cara, eu curto muito seu blog, os posts são engraçados com piadas inteligentes e talz, sempre procuro ler todos os posts, só acho que você precisa de um pouco mais de divulgação, porque seu trabalho é muito bom e merece mais ser mais famoso.

    É isso ai, boa sorte vou passar sempre aqui procurando por mais posts, té mais.

    ResponderExcluir