terça-feira, 24 de maio de 2011

Analisando os maiores clichês de personagens!

FALA, SEU BANDO DE INÚTEIS! Bem-vindos a mais um post do Recinto Nerd, o blog mais vagabundo do Brasil!

E não, eu não vou me desculpar por não ter tido post por duas semanas. Eu estava em semana de prova, seus vagabundos! Na verdade, eu tenho uma prova terça e estou aqui escrevendo.

Ah, que se dane. Não é como se a UFRJ reprovasse muito, especialmente em Ciência da Computação...

...

Hm.

...

Se eu reprovar, juro que caço todos vocês e penduro suas cabeças no meu jardim!

Enfim, hoje falaremos dos clássicos clichês para personagens nas mídias. Eles são tão comuns que podem muito bem ser associados com preguiça do escritor. E há uma bela quantia deles. Então, sem mais delongas, vamos começar logo!

O protagonista cabeça-quente e burro


Cabeça-quente, indeed.

Todos conhecemos esse tipo de protagonista. É aquele que sempre é o primeiro a lutar, sempre apanha pra cacete antes de vencer e é mais burro que uma porta faltando dobradiça. No entanto, ele sempre ganha, pois seu coração o impede de desistir da luta e blá blá blá.

Esse tipo de personagem enche meu saco se não for bem trabalhado. Ele não cala a porra da boca, sempre está enchendo o saco, mas continua derrotando o último chefão, tomando todos os louros da vitória para depois NÃO CALAR A BOCA. PORRA.

Sim, eu me irrito bastante com personagens chatos.

Exemplos clássicos: Natsu, Naruto, Davis (Digimon 2), Luffy, Ed.

Aquele que só deseja lutar


Tem gente que não sabe quando parar. Principalmente o nosso querido mendigo sem sapatos Ryu. 

Esses personagens têm (dane-se a nova regra ortográfica) apenas uma motivação na vida: encontrar alguém mais forte e enfiar a cara dele no asfalto. Eles buscam sempre melhorar e ficam felizes ao participar de uma boa luta.

Ou seja, são masoquistas que não sabem pedir. Sério, que tipo de ambição é essa? Bater em alguém mais forte e se tornar mais poderoso que ele? Que diabos é isso, tornar a vida numa partida de rei da mesa? Façam que nem Travis de No More Heroes! Caso se tornem os melhores lutadores, saiam da pista e vão curtir a vida em outro lugar! E só voltem em caso de vingança.

Exemplos clássicos: Ryu, Goku, Zarachi, Ash.

O fodão que era vilão e virou herói


Aah... o fodão. Aquele que chuta cachorrinhos sem dono. Aquele que mata sem dó nem piedade. Aquele que despreza todos aqueles que OUSAM ESTAR EM SEU CAMINHO. Aquele que cospe na cara do herói antes de enfiar a porrada nele.

E depois é o que vira um bucha quando passa pro time dos mocinhos. Ele parou de ser o cruel sanguinário babaca e se tornou só um cara mal-humorado. Bullshit. EU QUERO VER SANGUE!

Exemplos clássicos: Vegeta, metade do elenco de Fairy Tail, Artemis Fowl, 90% do elenco de Bleach.

A garota que só serve pra ser resgatada


Eu realmente não preciso falar nada nesse assunto. A foto da Peach é o argumento máximo que exemplifica mulheres que só servem pra serem sequestradas pelos vilões para o herói burro que vai se apaixonar por ela resgatá-la.

Exemplos clássicos: O redator não conseguiu contabilizar a quantidade de personagens femininos que só servem para serem resgatadas. Por favor, aceite suas desculpas com essa foto que não tem nada a ver com o assunto.


Garota que só serve para mostrar o corpo


Ah, o fan-service. Ampliando o tempo de seriados desde sempre. TODA SÉRIE tem uma mulher assim. Toda. Não há exceção. Sempre há uma garota com atributos avantajados. É assim que a internet sobrevive.

No mais, elas servem como quadros. São bonitos de colocar na casa, mas falando sério, pra quê você precisa deles?

Exemplos clássicos: Procure no Google o nome de um mangá, anime, série, qualquer coisa. Na primeira página das imagens, você achará a mulher-samambaia correspondente.

A garota durona


Na verdade, muitas vezes essa categoria é uma mistura das duas anteriores. Várias vezes a garota durona é uma gata sem comparação que, no final, tem que ser salva pelo mocinho burro. Porque machismo garante sua audiência!

Quer dizer, no final elas não fazem nada. No início, parecem adversárias temíveis, porrando todo mundo com facilidade. No entanto, quando chega o primeiro vilão fodão elas perdem e tem que ser resgatadas. Cacete!

Exemplos clássicos: Andróide 18, Erza, Rukia (Conseguiu passar de fodona pra princesa ao resgate apenas no primeiro capítulo! Porra!)

Personagem misterioso




Ah, o personagem misterioso... sempre com um passado trágico, sempre usando uma quantidade absurda de roupas escondendo no mínimo uma parte do rosto, sempre fodão.

Geralmente o mistério em relação a esses mascarados é meio batido, e servem como forma de medir o poder do protagonista. Quando são derrotados por alguém (geralmente revelando sua identidade secreta), o herói derrota o cara e mostra que é o mais fodão.

E quando são desmascarados perdem metade da graça.

Exemplos clássicos: Todos aqueles que usam muita roupa.

A criança pentelha




Puta merda...

Que gente chata. Crianças assim diminuem a taxa de natalidade nos países. São pirralhos que ficam na cola do protagonista, tentando imitá-los em tudo que podem e sempre acabam se ferrando e tendo de ser resgatados.

Sim, porque enfiar crianças numa aventura com risco de morte é a melhor opção a escolher.

Exemplos clássicos: Short Round, aqueles pentelhos de Naruto, Gohan criancinha.

O rival babaca




O.K, eu entendo a necessidade de um rival. Serve para o herói ter uma meta palpável em seu constante desejo de se tornar melhor. Faz sentido em termos psicológicos e morais. Mas só uma pergunta.

Porque o rival tem sempre que ser um filho da puta?

Digo, ele necessita realmente roubar doces de crianças, pisar na grama e comer bala sem tirar o papel? Ele não pode ser um cara legal, ou no mínimo neutro? Ele tem que virar um vilão?

Isso me deixa puto. Né, Alborga?



O tarado




Se você acha que mulheres gostosas produzem fan service, o tarado pratica fan service toda hora! Ele sempre provoca cenas constrangedoras para atiçar o público masculino, independente do momento.

O interessante do tarado é que ele pode assumir diversas formas. Homem, mulher, cachorro, gato, periquito, urso, demônio, qualquer coisa.

Exemplos clássicos: Procure qualquer personagem com nariz escorrendo sangue constantemente e que mantém as mãos em movimento de apertar alguma coisa.

O inútil




Uma imagem vale mais que mil palavras.

4 comentários:

  1. GARY LINDOOOOOOOOOO *-------------------*

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, concordei com tudo

    ResponderExcluir
  3. A Erza só virou a princesa á ser resgatada UMA vez depois de ter enfrentado todo o inferno.

    Ela é durona, mas nem tanto assim.

    ResponderExcluir
  4. TODA SÉRIE tem uma mulher assim. Toda. Não há exceção.

    Ok que é um post de humor, concordo. Mas o fanservice é abismal SIM em animes novos, nisso não tem quase escapatória. Agora tente Legend of the Galactic Heroes, Macross, Galaxy Express 999, Space Battleship Yamato, Gundam Wing entre vários outros, e verás. :|

    ResponderExcluir