domingo, 28 de novembro de 2010

SHOWDOWN 01.1 : Aberturas de desenhos. (Dragon Ball)

E começamos a nova fase do Recinto Nerd, com a atração SHOWDOWN (com letras maiúsculas de brinde!). Essa atração é simplesmente uma competição entre diferentes representantes da mesma categoria. Nesse caso, ela será sobre as aberturas de desenhos nostálgicos, e será dividida em partes. Primeiramente, começaremos com Dragon Ball.

Não preciso explicar muito sobre DB, exceto que... 

ERA UMA PORRADARIA QUE DESTRUÍA PLANETAS!!!





Sério, se você precisar mais do que isso para se lembrar da obra de Akira Toriyamavocê precisa se internar. Faça isso agora, por favor. 

Dragon Ball





Não há muito do que se falar nessa abertura. Ela é realmente boa, e extremamente funcional. Considerando que ela abrange apenas o início de DB, analisemos o que ela apresenta: Esferas do Dragão. Goku. Nuvens voadoras. Animais antropomórficos. Personagens tarados. A Bulma e o bucha do Yamcha. Carecas reluzentes. V da Vitória. Shen Long. Muitas paisagens. Macacos gigantes. Luta. Bastões mágicos.  O que mais você precisa saber sobre o início de Dragon Ball?


Apenas uma dúvida em todos esses anos. Na música, o verso "a fantástica aventura começou" vem antes do verso "a fantástica aventura vai começar". Eu não sou um expert em gramática, mas as frases não estão trocadas? Sempre me perguntei isso.


E sim, o Yamcha é um bucha. Só não é mais bucha do que o Ten Shin Han. Próximo!


Dragon Ball Z (1)





Essa abertura é com certeza a mais non-sense. Se liga de novo na sequência de comentários (não, eu não sou original. Esse parágrafo é praticamente igual ao outro lá em cima): A maior seqüência de buchas da história das aberturas de Dragon Ball: Yamcha, Kuririn. Chaos e Ten Shin Han. Geleiras explodindo sem motivo aparente. Uma animação bastante bizarra de Goku. Uma fuga de um dinossauro. Uma sequência bastante estranha, onde Bulma aparece fugindo (primeiramente aparecem seus seios, seguindo a tradição Dragon Ball) do ATAQUE DO CÉU ROSA, e de repente ela está fugindo do mesmo dinossauro de antes, mas agora por motivos inexplicáveis o Mestre Kame se juntou à brincadeira. E, é claro, o CHALA, HEAD CHALA. Pera, mas hein?


Mas devemos admitir, continua uma boa abertura, principalmente se levando em conta que foi nessa época que a maior parte das pessoas começou a acompanhar DB. Tanto que muitos continuam se referindo à série inteira como Dragon Ball Z.


Dragon Ball Z (2)




Primeiramente queria dizer que essa é a melhor fase de DB na minha opinião. Muito obrigado pela sua atenção. 


A música começa um pouco estranha, pois acho que deveriam começar a cantar logo depois do título sumir. Mas acho que é problema do vídeo, então vou ignorar isso.


O legal dessa abertura é que ela se foca no Gohan, (tanto que o Goku só aparece no final) o que mostra a evolução do personagem pelo desenho, saindo da criança perfeitinha para um jovem que se fantasia para lutar contra o crime. Err... não é o que as pessoas geralmente passam. Exceto o Bruce Wayne. 


Mas é uma abertura que remete bastante à inocência. Ela quase te faz esquecer de que é sobre uma série com pancadarias, desmembramentos, genocídios, pornografia e destruição de planetas. Droga, como eu amo Dragon Ball.


E é claro, não poderia faltar um bucha ocupando espaço de tela. Mas agora o Kuririn vem acompanhado de uma cabeleira, contrariando todas as leis da calvície. Deve ter sido a Andróide 18. Andróide 18....


...


CAHAM. Continuando...


Dragon Ball GT





A série GT sempre foi muito criticada, devido ao fato de que ela não faz parte da obra original, e sim criada especialmente para a TV. Polêmicas para o lado, queria deixar claro uma coisa:


Essa abertura é fodassaralha.


Ela ocupa uns vinte segundos para contar um pouco de história, e depois se resume com uma música SENSACIONAL e paisagens de derramar lágrimas. É outra abertura que ignora as lutas celestiais, mas ela te puxa por algo mais profundo: sua nostalgia. Caramba, a letra te faz personificar sua infância como uma moça bonita que você não vê há muito tempo, e faz com que você convide-a para dançar. Na verdade, quando ouço essa música, eu penso em uma personagem que eu criei na infância, e a letra encaixa direitinho com ela. Mas deixemos meus devaneios para outro post.


Eu amo tanto essa abertura, que estou repetindo ela constantemente. E de novo. E de novo. E apenas mais uma vez. Chega, próximo da lista!


Dragon Ball Kai





Há, surpresa! Para quem não conhece (e merece assistir Batman & Robin ou Cabana do Inferno 2 como forma de tortura... caraca, como eu odeio Cabana do Inferno 2...), Kai é uma remasterização de Dragon Ball Z. Agora o quebra pra capar vem em HD!


Agora, focando na abertura em si... Deixando de lado o deslize na pronúncia de Genki Dama ( o G deveria ter som de DJ. Como Djenki Dama. Cultura, a gente vê por aqui), é uma boa abertura, no nível das anteriores. Certas poses dos personagens até são iguais, como a dos guerreiros Z (similar a da segundo abertura de DBZ), ou o spinning da nuvem voadora. 


E ela ganha vários pontos ao ser a abertura que mais demonstra o poder da PANCADARIA. LONGA VIDA À PORRADA CELESTIAL E DESTRUIDORA DE AMBIENTES!


O.K, eu admito que me exaltei.


P.S: Acabo de ver que DBK tem uma abertura diferente para cada fase de DBZ, mas a música que eu conferi (em japonês. DOKKAN DOKKAN ALGUMA COISA!) era a mesma.


AND THE WINNER IS...


DRAGON BALL GT!






Não há muito o que discutir. É de longe a melhor das aberturas, embora Dragon Ball seja o desenho com o nível mais alto delas. Todas as OPs são excelentes, mas GT é excepcional. Dragon Ball GT passa para a final do SHOWDOWN 01.


P.S: Esquece o que eu disse sobre o nível alto das aberturas. Ou melhor, continue se lembrando, mas apenas se você se esquecer dessas bizarrices que são as primeiras aberturas de Dragon Ball do SBT e da Globo, respectivamente:










O.K, a letra é meio estranha, mas o cara canta muito. Eu tenho que admitir. 

4 comentários:

  1. UAEHUAHEUAHUEHAUEHUAHEh foda foda xD
    realmente, pura tortura assistir cabana do inferno 2, recomendo pra todos que queiram um dia inteiro livre para chingar um filme mal feito, melhor ainda se vc levar alguma amiga pra ela ficar com noginho de partes do corpo defecando... Mas, se voce tirar todas as partes nogentas, todas as falas, e todas as cenas tambem, quem sabe nao vira um filme bom.. afinal, se voce ficace 2 horas sentado vendo uma tela preta, poderia ser melhor q assistir esse filme >_>

    SHALA, HEAD SHALA !

    ResponderExcluir
  2. Vai a merda, Bruno. Aprende a escrever e depois vem reclamar e por defeito no Dragon Ball. E a propósito, nada pode ser NOGENTO, no máximo nojento. Ok?! Eu gostei!

    ResponderExcluir
  3. Ele não pôs defeito nenhum em Dragon Ball antes de reclamar do comentário dele leia-o por completo...¬¬
    Adorei o post... só falto as outras aberturade de DBK

    ResponderExcluir
  4. opa, mexicano defendendo seu companheiro de supermercado (arroz) mas pq o bruno fez um comentario totalmente sem sentido aki? Acho q andou bebendo demais. Ah é as aberturas, bom eu concordo que a primeira de dbz é toatalmente sem noção mas mesmo assim ela é muito irada! acho que a mais bem feita nas imagens seria a segunda, mas a musica do gt sem duvidas é a melhor, pelo conjunto da obra acho que a abertura do GT é a melhor

    ResponderExcluir